

A adoção dos sistemas VDI nas empresas têm como finalidade principal a compatibilidade de aplicações, o reaproveitamento de sistemas, a redução de custos, a mobilidade das operações e a segurança de dados. Tudo isso contribui para que a organização melhore a sua produtividade e otimize as operações.
Em um sistema de VDI, todo o processamento das máquinas virtuais e aplicações é feito a partir de um centro de dados, por meio de um conjunto de servidores. Assim, se exige cada vez menos recursos nos próprios terminais de acesso.
É importante destacar que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Universitário de Lisboa, uma das principais características de um sistema VDI é tornar os ambientes mais seguros, por meio de técnicas de segurança e com controle mais restrito.
Siga a leitura para entender mais sobre o VDI e como otimizar o seu uso na empresa!
O que é um sistema VDI?
VDI é uma sigla para a expressão inglesa “Virtual Desktop Infrastructure”, que pode ser traduzida como “virtualização da infraestrutura de desktop”.
Ou seja, trata-se de uma tecnologia que possibilita a virtualização dos sistemas operacionais dos computadores da empresa.
Dessa forma, o VDI faz com que a sua empresa tenha um sistema operacional virtual que não é atrelado a uma única máquina e que pode ser acessado por diversos computadores.
Para as empresas que contam com funcionários trabalhando de forma remota, isso é muito interessante. Afinal, em vez dos computadores da empresa funcionarem de forma isolada e terem dados e tráfegos individuais salvos em cada unidade, a tecnologia pode ser acessada por meio de qualquer máquina ligada à rede.
Como o VDI funciona?
O funcionamento do VDI pode ocorrer de duas formas diferentes. A primeira delas é por meio de aparelhos que ficam localizados remotamente, em espaços como o data center da empresa.
Nesse tipo de aplicação, a base fica em host e possibilita que os usuários dos computadores conectados ao sistema possam trabalhar de forma personalizada, utilizando o mesmo software.
Ou seja, cada funcionário pode ter uma área de trabalho própria, que não é compartilhada com os colegas e que atende os próprios requisitos necessários.
A segunda possibilidade de uso da tecnologia ocorre por meio da hospedagem compartilhada. Nesse modelo, usuários de máquinas diferentes têm acesso a uma mesma área de trabalho.
Se uma mudança for feita na área de trabalho por um usuário, por exemplo, todos os demais acompanharão o que foi realizado.
Quais são as formas de uso e as vantagens de um sistema VDI nas empresas?
Nas empresas, os sistemas de VDI podem ser utilizados de diversas formas, otimizando as atividades. Veja, a seguir, algumas possibilidades!
Capacitação do trabalho remoto
Cada vez mais as empresas estão adotando o trabalho remoto. Com o VDI, os ambientes são implementados mais facilmente nas máquinas de cada colaborador, que são atualizadas a partir de uma localização centralizada.
Facilidade para praticar o BYOD
Ainda falando sobre trabalho remoto ou híbrido, ao adotar essa prática, é comum que as empresas adotem uma política chamada de Bring Your Own Device (BYOD). Na prática, isso significa que os colaboradores usam os seus próprios dispositivos, como notebooks e smartphones para realizar as atividades de trabalho.
O VDI é a solução ideal para que as políticas de BYOD sejam bem implementadas. Isso porque ele possibilita que os usuários acessem em suas próprias máquinas, os dados da empresa.
Além disso, também se ganha em segurança de dados, tendo em vista que as informações ficam armazenadas em um servidor externo e não nos dispositivos dos usuários.
Possibilidade de organizar o trabalho por demandas ou em turnos
Os sistemas de VDI também permitem que as empresas que funcionam em mais de um turno, como os call centers, possam organizar os trabalhos por demandas ou horários de trabalho.
Vamos imaginar, por exemplo, um call center, em que os operadores ficam em home office. Nesse caso, um funcionário que trabalha durante o dia pode passar o turno para o colega da noite facilmente, que pode seguir as operações na mesma interface, mesmo usando outro dispositivo.
Cumprimento dos requisitos de segurança e conformidade
Os serviços de VDI são uma boa opção para ter mais segurança para as aplicações e para os dados da empresa.
Eles são dotados de recursos inteligentes que conseguem deletar ameaças de forma proativa, além de identificar falhas e corrigi-las de forma automática.
Por isso, se tem mais segurança ao usar esse tipo de recurso. Logo, ele também pode ser considerado uma forma de estar em concordância com os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige que determinados cuidados sejam tidos pela organização.
O poder computacional foi evoluindo no decorrer dos anos e grandes avanços tecnológicos foram registrados. O VDI, sem dúvidas, é um deles, tendo em vista que possibilitou mais facilidade para implementar o trabalho remoto, um dos principais desafios para as empresas contemporâneas, principalmente após a pandemia de covid-19.
Usar soluções de VDI na sua empresa, certamente, fará com que você tenha mais sucesso ao administrar equipes remotas, bem como trabalhar nesse formato, de modo geral.
A iLand é uma empresa que atende o mercado corporativo com soluções de TI customizadas e personalizadas, sempre buscando soluções inovadoras para as demandas das organizações.
Temos a expertise necessária para implementar as melhores soluções de VDI no seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!