

Os espaços de trabalho híbridos oferecem muitos benefícios, desde maior resiliência e escalabilidade dos negócios até um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal para os funcionários.
De fato, permitir que os funcionários trabalhem pelo menos algum tempo remotamente é uma solução eficaz para os problemas atuais que organizações de todos os tamanhos enfrentam. Isso permite que eles continuem usando sua infraestrutura existente e os impede de depender apenas de ferramentas de trabalho remoto.
No entanto, como acontece com qualquer forma de trabalho, os ambientes híbridos apresentam alguns desafios, principalmente quando as empresas mudam de um modelo tradicional de escritório central. Mas com a estratégia e as táticas de gerenciamento corretas, as organizações podem superá-las e construir um local de trabalho híbrido mais forte.
Mas há, pelo menos, três grandes desafios de gerenciamento de TI no local de trabalho que todas as organizações devem superar para que o modelo de trabalho híbrido funcione.
Desafio nº 1: Computadores fornecidos pela empresa versus BYOD
Sempre que os funcionários têm permissão para trabalhar fora do escritório, uma decisão deve ser tomada sobre quais dispositivos eles podem usar para fins relacionados ao trabalho.
Mais especificamente, as organizações devem decidir se devem ou não implementar políticas de BYOD (traga seu próprio dispositivo) para permitir que os funcionários usem seus smartphones, laptops e tablets pessoais.
Essa decisão pode ser surpreendentemente difícil de tomar porque há argumentos convincentes a favor e contra a implementação de políticas BYOD. Vejamos mais de perto alguns deles.
Prós das políticas BYOD
- Economia de custos: as organizações podem economizar muito dinheiro permitindo que os funcionários usem seus próprios dispositivos, em vez de exigir que eles sempre usem apenas computadores fornecidos pela empresa.
- Conveniência: os funcionários acham conveniente quando podem fazer o trabalho usando os mesmos dispositivos que usariam depois do trabalho.
Contras das políticas BYOD
- Visibilidade: assim que os funcionários podem usar seus próprios dispositivos para trabalhar, a visibilidade de repente se torna um problema, especialmente quando eles não precisam pedir aprovação à TI.
- Riscos de segurança: os dispositivos pessoais criam grandes riscos de segurança porque podem estar desatualizados, com manutenção precária e usados para todos os tipos de atividades de risco para as operações de negócio, a exemplo do compartilhamento de arquivos.
- Conformidade: sem visibilidade e segurança, é impossível alcançar e manter a conformidade com as leis e regulamentos de proteção de dados.
Como o custo de um único incidente de segurança ou violação de conformidade pode facilmente exceder a economia de custos associada às políticas de BYOD, a principal recomendação para as empresas é exigir que seus colaboradores usem apenas computadores fornecidos pela empresa, mesmo que os funcionários achem isso menos conveniente.
Desafio nº 2: Acesso remoto seguro a dados e sistemas
Quando toda a força de trabalho está presente no escritório, as organizações podem contar com o modelo de segurança de rede para manter todos os dados e sistemas protegidos, garantindo que ninguém fora da rede possa obter acesso sem autorização.
No entanto, o modelo de trabalho híbrido torna esse modelo de segurança ineficaz por desfocar o perímetro da rede.
Uma das melhores soluções é investir em soluções em nuvem para acessar dados e sistemas com segurança de qualquer lugar e a qualquer momento.
A computação em nuvem tem a capacidade de oferecer os mesmos aplicativos de escritório já conhecidos, nos quais as organizações já confiam, ao mesmo tempo que permite que os colaboradores utilizem soluções de negócios personalizados usando a infraestrutura escalável e econômica.
Desafio nº 3: Ameaças de segurança cibernética de trabalho remoto
De acordo com uma pesquisa “IT Security Team: 2021 and Beyond”, realizada por Vanson Bourne, especialista independente em pesquisa de mercado, a grande maioria das equipes de TI (82%) experimentou um aumento nos ataques cibernéticos em 2020, e especialistas atribuem esse aumento à mudança para o trabalho remoto durante a pandemia.
Os cibercriminosos veem os funcionários remotos como presas fáceis e, pelo menos na maioria dos casos, eles estão certos. Muitos funcionários não entendem as ameaças que enfrentam, não aderem às melhores práticas de segurança cibernética e têm vários maus hábitos que os colocam em risco.
Para proteger os funcionários contra ameaças de segurança cibernética de trabalho remoto, as organizações precisam implementar a seguinte abordagem em três frentes:
- Pessoas: os profissionais de segurança cibernética gostam de dizer que as pessoas são o elo mais fraco na cadeia de segurança cibernética e têm muitas estatísticas para respaldar sua afirmação. Para fortalecer esse vínculo, as organizações precisam treinar seus funcionários para reconhecer e evitar ameaças, como ataques de phishing e ransomware.
- Processos: Sem ordem, há caos. O desenvolvimento de políticas e procedimentos que esclareçam as funções e responsabilidades dos trabalhadores híbridos ajuda a garantir que todos saibam o que fazer e, igualmente importante, o que não fazer.
- Tecnologia: Desde o monitoramento contínuo de todos os sistemas e dispositivos usando uma solução de Gerenciamento de Eventos de Informações de Segurança (SIEM) até a filtragem avançada da Web, existem muitas ferramentas de segurança cibernética que organizações grandes e pequenas podem implementar para se tornarem mais resilientes.
Como superar esses desafios?
Ao combinar conscientização sobre segurança cibernética com as políticas e procedimentos corretos, ao mesmo tempo em que aproveita as ferramentas de segurança cibernética mais recentes, qualquer organização pode proteger seus funcionários com sucesso, independentemente de onde eles trabalham.
Certifique-se de ter soluções tecnológicas que permitam que os funcionários trabalhem uns com os outros entre o escritório e online sem esforço. É crucial escolher o equipamento e as ferramentas de comunicação corretas, pois a conexão em um local de trabalho híbrido é vital.
Sobre a iLand
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.
Entregamos um projeto integrado durante as fases de consultoria, pré-venda, venda, implementação e suporte, levando para a sua empresa soluções em tecnologia com a certificação de qualidade dos nossos parceiros e a nossa inteligência especializada em projetos.