Um dos maiores desafios da segurança do armazenamento de dados é impedir que invasores acessem recursos de armazenamento críticos. Para garantir a segurança dos dados, as organizações devem controlar a localização dos dados da empresa e quem pode acessá-los. As políticas de segurança também exigem atualizações regulares.
Atender às práticas recomendadas de segurança de armazenamento de dados ajudará a mitigar a ameaça de ataques cibernéticos, e isso começa com o desenvolvimento de estratégias abrangentes de proteção em profundidade e em camadas.
As empresas devem identificar todos os caminhos lógicos e conexões em seus ambientes de armazenamento e garantir que as permissões adequadas com acesso privilegiado e de confiança zero estejam em vigor para todas as interfaces.
Não negligencie os dados armazenados na nuvem
Um dos maiores erros que as organizações cometem com os nós de armazenamento baseados em nuvem é não saber que eles existem. É fácil configurar um nó de armazenamento que dá acesso a qualquer pessoa com o acesso URL relevante.
Uma equipe de segurança de informações corporativas deve estar ciente de quais nós de armazenamento existem nas contas de provedor de serviços de nuvem conhecidas e usadas pela entidade e deve tentar descobrir onde outros indivíduos ou unidades de negócios criaram suas próprias contas.
Identificar pontos de armazenamento e protegê-los com controles de acesso pode limitar significativamente o potencial de exposição ou perda de dados.
Uma prática recomendada comprovada de segurança de armazenamento de dados contra ataques cibernéticos é garantir que os recursos de armazenamento sejam devidamente isolados da infraestrutura de rede.
Outro erro comum que as organizações cometem ao colocar dados na nuvem é presumir que a segurança do armazenamento de dados já está sendo cuidada
Os usuários de armazenamento em nuvem geralmente operam com a noção equivocada de que a própria nuvem é de alguma forma inerentemente segura.
Na verdade, a maioria dos operadores de armazenamento em nuvem adota um conceito de responsabilidade compartilhada sob o qual o provedor é responsável pela segurança “da” nuvem e o cliente é responsável pela segurança “na” nuvem.
Evite o gerenciamento de dados aleatório
As organizações geralmente deixam os recursos de armazenamento vulneráveis ao não controlar adequadamente o fluxo de informações.
“Isso pode incluir permitir que os dados vão para qualquer sistema, não necessariamente um que precise dos dados, ou não remover os dados adequadamente ao desativar ou re-aproveitar um recurso.
As empresas podem colocar os clientes em risco mantendo servidores antigos repletos de dados, como números de previdência social ou informações de cartão de crédito.
Todos os seus dados de negócios devem ser categorizados pelo nível de segurança que eles exigem. A empresa também deve saber onde cada parte de seus dados digitais e impressos são armazenados o tempo todo.
Uma forma de as organizações manterem o controle de onde estão suas cópias de dados é implementando o método de backup 3-2-1. Isso significa ter três cópias, uma primária e dois backups, armazenadas em dois tipos diferentes de mídia de armazenamento e uma cópia dos dados é armazenada fora do local.
Outro erro crítico é a falta de protocolos básicos de segurança
Todas as empresas devem empregar o princípio do menor privilégio, o que significa dar acesso aos dados armazenados apenas aos funcionários que realmente precisam deles para desempenhar suas funções.
Além disso, isso significa empregar firewalls, programas antivírus e antimalware padrão e mantê-los atualizados o tempo todo.
O ransomware, por exemplo representa um desafio para a maioria das organizações, mas muitas podem proteger seus dados armazenados implementando tecnologias, práticas e métodos de treinamento de segurança fortes.
A estratégia de backup certa pode ajudar muito na proteção de dados contra ataques de ransomware. Por exemplo, se os backups em fita forem armazenados offline e não estiverem conectados a uma rede, esses dados não poderão ser acessados por um cibercriminoso.
Sua empresa pode proteger seus dados armazenados fazendo backup deles regularmente. Se o pior acontecer e seus recursos de armazenamento forem violados, você ainda terá seus dados, o que impede que o hacker tente ‘vendê-los’ de volta, mantendo-os como resgate.
Sobre a iLand
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.