

O trabalho remoto pode ser tão bem-sucedido quanto no escritório, desde que as organizações possam manter seus funcionários produtivos, motivados e engajados. Essa é a conclusão geral da enorme mudança para o trabalho remoto que o COVID-19 gerou.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 73% dos funcionários sentem que têm muito sucesso trabalhando em casa, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa Global Work Place sobre o assunto. Se as ferramentas certas estiverem disponíveis, os funcionários provavelmente serão mais produtivos.
Mas esse sucesso não vem sem tecnologias compatíveis às atividades operacionais e estratégias de experiência do funcionário. As equipes e seus gestores precisam prestar muita atenção às recentes lições de trabalho remoto para gerenciar trabalhadores remotos e mantê-las refinadas à medida que avançam.
Aqui estão algumas lições que as equipes aprenderam ao se ajustarem ao novo normal.
1. O sucesso dos trabalhadores remotos começa com suporte de TI
Gerenciar as crescentes demandas de tecnologia dos funcionários do trabalho remoto não é fácil para qualquer empresa, mas pode ser especialmente desafiador para as pequenas empresas.
No entanto, não precisa ser necessariamente difícil. A chave para gerenciar com eficácia os funcionários remotos é garantir que eles tenham a tecnologia de que precisam para serem produtivos, ao mesmo tempo que tornam a segurança uma prioridade.
É mais eficiente e seguro fornecer ao funcionário o equipamento que você pode controlar a partir de seus recursos administrativos centrais de TI. No mínimo, recomenda-se que as empresas forneçam aos funcionários um laptop ou computador desktop com conexão de banda larga à Internet para o escritório e outros serviços de e-mail, compartilhamento de arquivos, mensagens de texto, voz sobre IP (VoIP), videoconferência e acesso à web.
Dependendo de sua função, alguns times da força de trabalho remota podem ter necessidades adicionais. Por exemplo, alguns computadores devem estar equipados com integração computador-telefonia e com o software certo para que possam usar seus equipamentos para gerenciar chamadas e integrar com aplicativos de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) no escritório.
Os funcionários cujo trabalho dependem fortemente de reuniões também devem estar equipados para colaboração de áudio e vídeo. Isso inclui certificar-se de que seus computadores incluem uma webcam ou câmera digital, placa de vídeo, software de videoconferência, microfone e alto-falantes funcionais.
As empresas que permitem o trabalho remoto também devem fornecer recursos relacionados à segurança para garantir que seus dados e dispositivos sejam protegidos.
2. Aumente a colaboração entre RH e TI
A TI sempre foi importante para o sucesso da força de trabalho, mas à medida que a força de trabalho se distanciava cada vez mais devido aos bloqueios iniciais do COVID-19, a tecnologia se tornou ainda mais crucial para as tarefas diárias.
TI e RH precisam pegar a parceria desenvolvida durante esse período e vê-la como um caminho a seguir.
Eles podem garantir de forma colaborativa que as estratégias e tecnologias estão tratando dos problemas da força de trabalho, incluindo tudo, desde a implementação de ferramentas de colaboração até a garantia de que os sistemas empresariais certos estão dando suporte aos trabalhadores remotos.
Sem as tecnologias certas, tudo, desde os processos de negócios até a experiência do cliente e a experiência do funcionário, pode ser prejudicado.
No entanto, o suporte ao trabalho remoto vai além de oferecer novas tecnologias da moda. As equipes de RH também podem conduzir programas para coletar feedback e ajudar a aclimatar os funcionários a quaisquer novas tecnologias ou políticas que a TI tenha implementado.
Juntas, essas duas equipes podem combinar seu conhecimento e experiência para impulsionar o sucesso do trabalho remoto.
3. Aumente a conscientização sobre segurança cibernética
Com os funcionários trabalhando em casa, suas redes ficam muito mais expostas do que quando estavam em um ambiente de escritório protegido. O time de TI pode trabalhar com outros departamentos para educar os funcionários sobre os riscos de segurança e como detectar ataques antes que eles aconteçam.
Por exemplo, os hackers estão se aproveitando das preocupações com o coronavírus, enviando e-mails de phishing com o objetivo de inspirar medo. Se um funcionário clicar nesse e-mail, ele pode estar dando aos hackers acesso a informações pessoais e da empresa.
As empresas precisam trabalhar com as equipes de TI, marketing e RH para lançar campanhas de conscientização e oferecer treinamentos para ajudar a manter os funcionários em guarda e informados.
Além disso, se possível, as organizações devem oferecer aos funcionários dispositivos com medidas de segurança extras para eles usarem, para que não tenham que recorrer a seus próprios dispositivos pessoais.
Em 2021, o trabalho remoto se manterá em constante evolução
COVID-19 forçou um experimento de trabalho remoto massivo que ganhou alguns convertidos relutantes. Muitos céticos descobriram que trabalhar em casa pode, na verdade, trazer benefícios de produtividade.
Trabalhar em casa está aumentando a produtividade para muitos, de acordo com uma pesquisa recente da Upwork Global Inc., uma plataforma e serviço que conecta empresas e freelancers. Os benefícios de produtividade incluem o tempo economizado ao não se deslocar, citado por 49% dos gestores da pesquisa.
Outros benefícios de produtividade vêm de menos reuniões não essenciais, de acordo com 46% dos entrevistados, e menos distrações no escritório, um benefício citado por 41%.
As ferramentas de colaboração têm sido essenciais para essa produtividade em muitas organizações.
Por exemplo, o gerenciamento de projetos e as ferramentas de comunicação podem dar aos funcionários um lugar para definir metas e trabalhar com seus colegas de equipe em projetos. Os gerentes podem realizar reuniões de equipe e as organizações podem tomar importantes decisões com uso de recursos de videoconferência.
As equipes de TI e RH devem incentivar os gerentes a se disponibilizarem por meio dessas ferramentas para que os funcionários possam entrar em contato a qualquer momento se tiverem dúvidas.
Sentir esse senso de responsabilidade para com sua equipe e a organização pode ajudar a aumentar a motivação e a produtividade.
Sobre a iLand
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.