

O rápido ritmo de mudança na economia digital de hoje estimulou a convergência de empresas e até mesmo de setores.
Com as tecnologias digitais, as barreiras tradicionais à entrada estão desaparecendo rapidamente e todo um novo conjunto de concorrentes não tradicionais surgiu, forçando os líderes do setor com décadas de existência a avaliar suas estratégias de negócios e diferenciais competitivos.
O novo cenário reflete o fato de que novas empresas com foco digital estão perturbando os negócios tradicionais, forçando as empresas estabelecidas a olhar além dos negócios convencionais e das fronteiras do setor em busca de novos parceiros que compartilham um propósito comum de co-criar e inovar.
De fato, as estratégias e estruturas tradicionais não ajudam em nada quando se trata de ecossistemas digitais. As empresas precisam pensar em como podem ajudar outras pessoas a criar valor, em vez de se concentrar em superar seus concorrentes.
Cada vez mais, isso significa recorrer às tecnologias digitais para estabelecer e operacionalizar rapidamente novos ecossistemas, e uma das tecnologias críticas utilizadas é a nuvem.
A nuvem permite a parceria de negócios
Com o surgimento de ecossistemas digitais que transcendem as fronteiras organizacionais e até mesmo setoriais, os participantes do ecossistema precisam de uma plataforma comum para a experiência digital que lhes permita trocar dados, colaborar e co-inovar.
Os serviços baseados em nuvem rápidos, econômicos e flexíveis fornecidos por participantes de nuvem pública estão preenchendo essa lacuna por meio de recursos inovadores.
No passado, a parceria com outras empresas para lançar um produto ou serviço compartilhado centrado em um propósito compartilhado significava investimentos de capital significativos e infraestrutura de TI que apoiava a colaboração.
Exigia hardware com escala, os serviços de software mais recentes, suporte e manutenção e o talento para gerenciar tudo. O planejamento demorava meses e, quando o ecossistema estava instalado e funcionando – em alguns casos, mais de um ano depois – o negócio e os clientes haviam mudado, tornando toda a iniciativa obsoleta ou irrelevante.
A nuvem comprime esse esforço. Uma empresa com uma nova ideia ou projeto de missão crítica pode estabelecer um data center virtual em um dia, graças aos serviços de nuvem online. Ela pode então compartilhar essa plataforma com parceiros em qualquer lugar do mundo e dimensionar a infraestrutura de TI em antecipação ou em resposta às crescentes demandas dos negócios.
O acesso a tecnologia de última geração através da computação em nuvem
Além disso, a nuvem oferece acesso às tecnologias mais recentes. As empresas atualizam o software constantemente, fornecendo novos recursos que podem oferecer imediatamente aos consumidores.
Essas atualizações são fornecidas em um ritmo veloz, com provedores frequentemente emitindo várias centenas de atualizações de software por dia. Um novo serviço que poderia levar anos para ser apresentado aos consumidores apenas uma década atrás, agora pode ser oferecido em poucas horas.
O compromisso financeiro de forjar esses ecossistemas também é amplamente reduzido graças à nuvem. Um data center dedicado pode custar um investimento que para muitas empresas é praticamente inviável em termos de retorno financeiro e de negócio para uma empresa operar.
Com os serviços em nuvem, você paga apenas pelo que usa e tem a vantagem de escalar instantaneamente os serviços com base na demanda flutuante.
Mudando para um modelo de ecossistema digital na nuvem
Depois que uma empresa percebe que precisa da nuvem para aproveitar as vantagens do jogo do ecossistema, ela precisa determinar que papel vai desempenhar no ecossistema. Esse processo começa olhando para dentro.
Para grandes empresas com alcance global, até mesmo o compartilhamento de processos dentro da organização pode apresentar desafios. Departamentos diferentes podem ter sido desenvolvidos em pontos distintos no tempo com base no legado, aquisição ou investimento. Portanto, a nuvem pode ser fundamental para estabelecer maneiras de compartilhar dados entre usuários de diferentes divisões.
Outros ecossistemas se concentram em uma indústria. Isso pode envolver a criação de uma cadeia de valor que abrange concorrentes, fornecedores, clientes e até mesmo as comunidades em que a empresa opera. O ápice dessa tendência são os bancos tradicionais que começaram a trabalhar com startups de fintech para oferecer novos serviços móveis.
É importante ressaltar que os ecossistemas digitais baseados na nuvem não tratam apenas da criação de um produto ou serviço.
Os ecossistemas apoiam cada vez mais as empresas em sua busca e cumprimento de objetivos corporativos, abordando resultados que atingem várias partes interessadas, como melhorar a saúde dos clientes, permitir uma logística perfeita, melhorar a segurança e o bem-estar do trabalhador ou reduzir as emissões de dióxido de carbono.
Em última análise, os ecossistemas não tratam apenas da criação de lucros para os acionistas, mas do valor para as partes interessadas.
Sobre a iLand
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.