

Uma das tendências predominantes na TI é a Transformação Digital e a mudança da infraestrutura de TI que a acompanha. A Transformação Digital permite que você atenda melhor os clientes, administre seu negócio com mais eficiência e entre em novos mercados por meio de novos processos e produtos, além de análise de dados.
Parece relativamente simples, certo? Bem, tornar-se um negócio mais habilitado para digital é muito mais do que simplesmente criar um aplicativo móvel.
A implementação e o resultado final deve variar com base em seu setor e negócios, é claro, mas a ideia central permanece a mesma: alavancar dados se torna um elemento central da estratégia principal de seus negócios.
E embora as empresas possam transferir serviços essenciais para o negócio em direção a nuvem, as cargas de trabalho que permanecem no local provavelmente serão mais estratégicas, como a introdução de produtos digitais.
Portanto, a TI muda de um departamento que implementa as práticas recomendadas para aplicativos de uso geral para um que define ou permite novas práticas e fluxos de trabalho personalizados que servem para diferenciar sua organização digital.
Enquanto isso, a Transformação Digital dos negócios exige uma mudança na arquitetura de TI. A infraestrutura resultante não apenas precisa gerenciar o escopo e a escala aumentados dos dados recebidos e enviados, mas também deve se tornar mais ágil e flexível.
Quanto mais inovadora uma empresa se torna no uso de dados, maior a probabilidade de novos produtos, serviços e iniciativas precisarem se articular rapidamente.
A transformação da infraestrutura de TI
Como transformamos adequadamente a infraestrutura de TI para atender a demanda da Transformação Digital?
Vamos começar com o que não é a transformação da infraestrutura de TI. Não é simplesmente comprar o melhor e mais recente hardware e software. Tivemos décadas de inovação tecnológica no data center, cada uma oferecendo capacidade superior em comparação com a geração anterior.
Essa tendência continuará e ela não é transformadora, são negócios como sempre. Ao contrário da sabedoria predominante, a nuvem também não é transformadora. Aproveitar um provedor de nuvem pública oferece benefícios e pode parecer transformador, mas não é suficiente.
Em um nível alto, a transformação da infraestrutura de TI tem tudo a ver com tornar-se melhor e mais eficiente na alocação de orçamento e recursos para novos projetos e mercados, além de tornar o custo do gerenciamento da infraestrutura cotidiana mais fácil e barato.
A lista a seguir fornece alguns objetivos de alto nível para uma infraestrutura de transformação. Alguns desses recursos estão disponíveis hoje, outros são mais ambiciosos. Juntos, eles formam uma estrutura do que procurar para renovar sua infraestrutura de armazenamento para a era da Transformação Digital.
- Afaste o gargalo de desempenho do armazenamento
A infraestrutura tecnológica deve oferecer desempenho suficiente para garantir que você possa aproveitar os dados certos no momento certo. Ele também deve ser capaz de aumentar de maneira suficiente e incremental esse desempenho, para que você possa criar novas cargas de trabalho sem afetar os processos de negócios existentes.
Isso é crítico para cargas de trabalho de inteligência de negócios ou análises. Os desenvolvedores precisam acessar os conjuntos de dados em tempo hábil. Eles mal podem esperar pela implantação da nova infraestrutura.
- Desenvolva uma arquitetura escalável
À medida que a infraestrutura exige escala, novas implantações aumentam em frequência. Você não pode perder a disponibilidade de dados cada vez que faz a transição para uma nova geração de hardware.
À medida que as demandas mudam, o acesso aos dados deve permanecer previsível, disponível e online. E o acesso a dados deve permanecer constante à medida que a infraestrutura evolui em torno dele.
A abstração de hardware fornecida pelo armazenamento definido por software (SDS), por exemplo, é uma maneira de enfrentar esse desafio, permitindo a adição de novas gerações de hardware no mesmo pool de armazenamento sem afetar o acesso aos dados.
- Busque o gerenciamento de dados automática
O gerenciamento da nova infraestrutura deve ser automático. Mas o gerenciamento não deve apenas economizar tempo, mas também liberar recursos drasticamente para outras tarefas, ao mesmo tempo em que abrange o escopo da arquitetura híbrida ou, mais provavelmente, de multicloud.
Para gerenciar esse novo ecossistema, o ideal seria o seguinte:
- Uma arquitetura única que pode consolidar várias nuvens diferentes;
- A capacidade de selecionar automaticamente e empregar rapidamente um serviço em nuvem específico;
- A capacidade de entender e gerenciar a computação e dados como forma de reduzir a latência; e
- A capacidade de acelerar novas cargas de trabalho na nuvem ou no local por meio da acessibilidade universal aos dados.
Esta lista apresenta uma idéia de alto nível do que a infraestrutura de TI implicará em breve e provavelmente crescerá com novas inovações. Agora, o tempo da sua equipe de TI está dividido entre manter tudo no datacenter e na nuvem em funcionamento e ficar de olho nas novas oportunidades que surgirem.
Se uma empresa se transformar digitalmente, deverá reduzir drasticamente o tempo gasto na manutenção diária de TI. Isso implica em uma transformação da infraestrutura de TI.
Sobre a iLand
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.