

Servidores hospedam aplicativos, gerenciam arquivos, processam e-mails e permitem ampliar a produtividade dos funcionários. Qualquer organização pode se beneficiar do poder e da versatilidade que os servidores oferecem, porém, pode ser um grande desafio saber que tipo de servidor deve ser escolhido para atender a diferentes demandas em empresas de tamanhos e segmentos variados.
Muito além da importância de entender quais tipos de servidores existem, o artigo vai te mostrar que a composição de um data center é fundamental para levar aos resultados esperados com base no melhor investimento.
Os servidores e seus formatos
A configuração física de um servidor é geralmente específica para os tipos de serviços que fornece. Por exemplo, um servidor de banco de dados pode incluir mais recursos de processamento ou de memória para manipular o fluxo de transações simultâneas.
Além disso, muitos centros de dados também implementam a virtualização de servidores de aplicação para fornecer serviços com mais eficiência. Essa virtualização de serviços de software ajuda a utilizar melhor os recursos físicos do servidor, além de aumentar a flexibilidade e a segurança e reduzir o consumo de energia.
Também como exemplo de suas funções, os servidores agregam valor aos negócios por meio da proteção de dados, fornecendo a estrutura necessária para que os administradores controlem quais usuários podem acessar arquivos, aplicativos, periféricos e outros recursos.
Basicamente, os servidores de hoje estão disponíveis principalmente em três formas: Torre, Racks e Blades. A maioria das equipes de TI usa servidores em Rack e Blade para atender aos requisitos do servidor de maior capacidade. Normalmente, os servidores em Torre são usados para lidar com cargas de trabalho de menor porte, embora sua importância seja a mesma que os demais servidores.
Todos os servidores Torre, Racks e Blades têm suas vantagens e desvantagens, e as equipes de TI devem avaliar cuidadosamente esses diferentes tipos de servidor antes de decidir sobre a compra.
De uma forma geral, as organizações podem escolher qual é a melhor forma para gerenciar as cargas de trabalho que precisam suportar, com um olho no orçamento e nas restrições de espaço.
Uma arquitetura de TI define o momento atual e o crescimento futuro das empresas
O modelo consolidado de uso dos servidores possibilita a centralização de outras operações estratégicas para a empresa, principalmente recursos que podem otimizar a gestão e aumentar a produtividade, além de reduzir custos. Isso reflete diretamente no momento atual da organização, assim como em seu crescimento futuro.
Servidor em Torre (Tower Servers)
Um servidor em torre é um computador construído em um gabinete vertical isolado. O gabinete, chamado de torre, é similar em tamanho e formato a um computador pessoal. As características dos servidores em Torre incluem:
- Refrigeração mais fácil, porque a densidade geral do componente é bastante baixa e seu tamanho, reduzido.
- Relativa escalabilidade, isso porque um número ilimitado de servidores pode ser adicionado a uma rede existente, porém um grupo de vários servidores pode comprometer o espaço, refrigeração e consumo de energia do datacenter.
- Normalmente, uma arquitetura de servidores em Torre é aplicada para estruturas de médio porte com cargas de trabalho que atendem muito bem a pequenas e médias empresas.
Servidores Rack (Rack Servers)
Um servidor em rack é um computador de tamanho padrão projetado para ser montado em uma estrutura chamada rack, junto com outros servidores ou componentes de tamanho padrão, como dispositivos de rede ou de área de armazenamento.
Um servidor de rack é considerado uma máquina de uso geral que pode suportar uma ampla gama de cargas de trabalho e que apresenta as seguintes características:
- Os servidores em rack ocupam mais espaço do que os servidores em torre, porque são encapsulados em gabinetes volumosos. Entretanto, são mais escaláveis porque os usuários podem empilhá-los em um único rack junto com os outros componentes.
- Como os provedores padronizaram o tamanho dos racks e dos servidores, os administradores podem facilmente adicionar ou substituir servidores se houver um mau funcionamento.
- O design também simplifica a adição gradual de componentes para acomodar cargas de trabalho crescentes. O melhor de tudo, os servidores no mesmo rack não precisam ser do mesmo modelo ou vir do mesmo fornecedor.
Servidor Blade (Blade Servers)
Um servidor Blade é um componente modular que cabe em um chassi junto com outros servidores (blades). Cada blade possui seus próprios processadores, memória e controladores de rede integrados.
Os servidores blade oferecem mais poder de processamento em um espaço menor do que os servidores em rack, ao mesmo tempo em que fornecem uma estrutura de cabeamento simplificada.
Uma das maiores características de um servidor blade, quando comparado aos demais servidores, é sua capacidade de fornecer maior densidade de processamento em um espaço menor. Isso pode resultar em uma vantagem de preço em relação ao desempenho, e o uso eficiente do espaço pode aumentar a redundância para garantir melhor a confiabilidade e a disponibilidade de aplicativos e dados.
Que tipo de servidor pode beneficiar a sua organização?
Para chegar a melhor resposta, vários critérios de avaliação são levados em conta. Do segmento e porte da empresa aos tipos de cargas de trabalho em seu processo produtivo, uma avaliação criteriosa deve ser feita por especialistas, não apenas para atender a demanda atual, mas já prevendo o crescimento futuro da organização.
Para encontrar a melhor solução, sua empresa conta com a ajuda dos profissionais especializados da iLand. Conte conosco para ampliar a produtividade de sua empresa fazendo os investimentos certos. Entre em contato agora mesmo.
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.
Intel, o logotipo da Intel, Xeon e Xeon Inside são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países.