

Não é novidade para ninguém que, em todas as empresas, o trabalho dos profissionais é o ponto de partida para o sucesso organizacional. A velocidade com que esses profissionais podem concluir suas tarefas dita a velocidade da organização e, principalmente, seus resultados. Desta forma, a infraestrutura tecnológica utilizada por estes profissionais é fundamental.
Por mais que essa introdução seja de certa forma óbvia, principalmente quando se pensa em Transformação Digital e Economia Digital, para alguns gestores, ter uma infraestrutura tecnológica que possa dar o suporte necessário para as operações de negócio ainda é um desafio.
Portanto, durante a leitura do artigo, vamos mostrar de forma prática que a escolha certa da infraestrutura de servidores proporciona um desempenho substancialmente melhor, oferecendo o potencial para ganhos de produtividade e resultados que impactam profissionais e clientes.
A necessidade de tecnologia avançada para profissionais técnicos
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, novos dispositivos e soluções de software estão aumentando a produtividade dos profissionais técnicos de duas maneiras importantes.
A primeira delas mostra que dispositivos mais potentes e capazes reduzem o tempo improdutivo. Em segundo lugar, essa infraestrutura impulsiona uma melhora significativa na colaboração entre equipes e grupos baseados em projetos, que geralmente são uma grande parte do dia de trabalho de um profissional técnico.
A chave fundamental para aumentar a produtividade dos profissionais técnicos é aprimorar a infraestrutura de TI e melhorar a colaboração. Quando as equipes de projeto trabalham com mais eficiência, todos os membros são mais produtivos. Ao tornar a colaboração mais produtiva, uma nova arquitetura de tecnologia oferece vários benefícios.
Como melhorar a produtividade da empresa com uso de arquitetura de TI eficiente?
Servidores usam muitos chapéus nas estruturas de tecnologia hoje. Eles podem tornar os funcionários mais produtivos porque ajudam a centralizar os recursos e são particularmente úteis na criação de data centers ou na abertura de novos escritórios.
Além disso, os funcionários também podem compartilhar dados com mais facilidade e acessar os recursos necessários sem precisar manter suas próprias cópias. No quadro geral, os servidores podem proteger os dados da empresa porque os administradores podem controlar melhor quem acessa os recursos da empresa.
O melhor servidor para uma organização é aquele que maximizará esses benefícios.
Vale destacar também que os servidores desempenham um papel fundamental na redução de custos que as empresas poderiam acumular através de investimentos em segurança e gerenciamento de recursos. Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios existentes quando uma organização escolhe o melhor servidor para seu data center.
Embora as empresas devam ter em mente o tipo de servidor de que necessitam, Torres, Rack ou Blade, elas também devem avaliar o que os diferentes equipamentos oferecem em relação a recursos como processadores, memória, armazenamento, conectividade, hot swap, redundância, gerenciamento e segurança.
Esses recursos servem como um ponto de partida útil para que as empresas comecem a explorar suas opções de compra, visando aumentar a produtividade e resultados nos negócios.
Mas quando você deve usar um servidor de Torre, de Rack ou Blade?
Torres, racks e blades – a opção certa de servidor para sua empresa
Basicamente, os servidores vêm em vários formatos físicos, incluindo:
- Torre
São servidores mais simples, porém eficazes em sua aplicação. Como PCs avançados, são fornecidos em gabinetes no formato de torre e são utilizados em estrutura de pequeno à médio porte, com algumas restrições quanto a sua extensibilidade. Por isso, também são mais acessíveis financeiramente.
O uso de servidores em Torre é mais comum em arquiteturas de baixa complexidade, em que a escalabilidade além de duas torres não é necessária.
- Rack
Servidores maiores, são projetados para serem montados em um gabinete maior denominado rack, o que permite que uma empresa crie uma combinação adequada de configurações de servidor. Um rack geralmente integra um certo número de serviços, como energia, armazenamento e conexões de rede.
Use um servidor em rack quando precisar de grande capacidade, em termos de número de processadores, tamanho de memória e capacidade de armazenamento. Quando a escalabilidade for considerada fator importante, esse tipo de servidor atende aos requisitos.
- Blade
À medida que as tecnologias usadas para fabricar servidores evoluíram, componentes se tornaram mais integrados e substancialmente menores. Isso permitiu que um servidor fosse construído com seu próprio processamento, memória, rede e armazenamento (mínimo), e levou a um novo formato para servidores. A tendência é que no futuro os servidores Blade se tornem os substitutos do Rack.
Use um sistema em Blade quando cada nó tiver uma capacidade razoavelmente pequena, em termos de número de processadores, tamanho da memória e capacidade de armazenamento, porém a necessidade de escalabilidade seja importante.
E o vencedor é….
Não existem vencedores! Existem projetos de arquitetura e demandas diferentes. O mercado é vasto e os principais fornecedores oferecem diferentes tipos de produtos e sistemas. Portanto, um estudo detalhado das necessidades e a ajuda de especialistas, a exemplo da iLand, são fundamentais para realizar a melhor escolha.
Conte com a ajuda da iLand para fazer a escolha certa e ampliar a produtividade de sua empresa. Entre em contato agora mesmo.
A iLand atende o mercado corporativo com soluções em TI customizadas para as necessidades de cada cliente. Sempre buscando soluções inovadoras, temos a expertise nos melhores provedores de tecnologia do mercado e uma estrutura completa para atender a sua empresa, com agilidade no atendimento e na entrega da solução proposta.
Intel, o logotipo da Intel, Xeon e Xeon Inside são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países.